2011-museu-escolas

A Casa do Neveiro comemorou no passado dia 18 de maio o Dia Nacional dos Museus, com uma iniciativa integrada no programa coordenado pela Direção Regional da Cultura do Centro.

Cerca de cem alunos da Escola Ensino Básico 2,3 de Castanheira de Pera visitaram este espaço.
A Câmara Municipal apoiou esta ação, assegurando o transporte das crianças.
A visita foi guiada por Jorge Bento e Alberto Simões, que explicaram detalhadamente a atividade dos neveiros durante os séculos XVII a XIX, as habitações e utensílios utilizados pelos seus antepassados nas suas atividades. Tomaram conhecimento com a história da 1ª Escola Feminina instalada em 1913 no então Centro Escolar Democrático União Coentralense, hoje Centro Instrução e Recreio União Coentralense.
Fundada pelos naturais da terra, que mandaram construir um edifício próprio e pagaram a uma professora para que as crianças do sexo feminino pudessem aprender a ler.
A escola oficial só era frequentada por rapazes, o que surpreendeu naturalmente os jovens, que manifestaram sempre muito interesse pela exposição.

Posteriormente, os alunos elaboraram composições sobre a visita.
Vão ser premiados, com obras literárias, os dois melhores trabalhos de cada uma das cinco turmas que se deslocaram.

Esta iniciativa da Casa do Neveiro permitiu que a juventude castanheirense ficasse a conhecer melhor o passado da sua terra e as grandes dificuldades que enfrentavam os seus antepassados, dos quais se devem orgulhar.