thumb coentral-igreja
A freguesia do Coentral

Composta por seis pequenas aldeias, tem por sede o Coentral Grande, que junto com o Coentral da Cruz, o Coentral das Barreiras, o Coentral do Fojo, o Camelo e o Carriçal compõem a freguesia.

O Coentral foi sempre uma terra de gente bairrista e determinada, empenhada ao longo dos tempos no engrandecimento da freguesia, quer seja pela contribuição com bens próprios para a obtenção de recursos para a construção da igreja, sem a qual não poderia vir a ser sede de freguesia, quer seja pela contribuição com o próprio trabalho na construção da estrada que o liga com a sede de concelho, ou no alargamento de ruas e na obtenção de água canalizada e energia elétrica.

Apesar de ser atualmente uma pequena freguesia, desertificada, ainda são visíveis restos da atividade industrial, que durante o século passado, era desenvolvida por pequenas indústrias de fabrico de malhas e meias, que empregavam dezenas de trabalhadores, oriundos não só da freguesia como do concelho.

Hoje restam o aspeto pitoresco das aldeias e as beleza natural (percursos pedestres, levadas e quedas de águas), que são um permanente convite a uma visita à freguesia, à Serra da Lousã, ao Trevim e ao Santo António da Neve.

Após a reorganização administrativa do território das freguesias prevista pela Lei nº 11-A/2013 e efetuada após as eleições autárquicas 2013, as freguesias de Coentral e Castanheira de Pera foram agregadas numa única freguesia, designada por União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral.