coentrais-vista-geral
Fundação e história do Coentral

O Coentral é uma povoação, das mais antigas do concelho de Castanheira de Pera, embora não existam registos precisos da sua fundação. Localizava-se no limite das terras de Pedrogão, englobado na zona geográfica que o Rei Afonso Henriques doou a uns fidalgos, em 1135.

Era então uma aldeia perdida nas ravinas de profundo vale, na vertente sul da serra da Lousã, de gente pobre que vivia da criação de gado e sem outro convívio com qualquer outra civilização, rodeado por precipícios ou caminhos insuportáveis, assombrados por densas matas, povoadas de lobos e javalis.

Embora não se conheçam registos de fundação da freguesia ou da igreja, há uma ata de 30 de abril de 1721, escrita pelo pároco do Coentral, Manuel Barata de Andrade, em resposta a um questionário da Câmara Eclesiástica que informa:

“Nesta freguesia de Nossa Senhora da Nazaré do Coentral deste Bispado não há mais que a própria Igreja que haverá trinta anos que o povo fez, tendo sido freguesia de Castanheira donde se desanexou”.

É porém de admitir que já houvesse antes outra Igreja na aldeia, posto que no livro de registos de batizados se diz no cabeçalho:

“Livro que há de servir para assentarem os batizados, casamentos e defuntos desta freguesia de Nossa Senhora da Nazaré dos Coentrais novamente ereta neste ano de 1691.”

Conhecendo-se a têmpera desta gente, como demonstra a presença de Coentralenses em 1467 na reclamação a Afonso V e em 1502 aquando da fundação da freguesia de S. Domingos, tal hipótese não é de excluir. É porém a partir de 1691 que Coentral é declarado freguesia, sendo o primeiro livro de registos, guardado nos arquivos, datado de 1691.

O Coentral, tal como Castanheira, pertenceu à freguesia de Santa Maria de Pedrógão, desde a sua fundação. E de 1502 a 1691, à freguesia de S. Domingos da Castanheira.

Pertenceu ao concelho de Pedrógão Grande até 1914, altura em que com Castanheira fundou o concelho de Castanheira de Pera.

De 7 de setembro de 1895 a 13 de janeiro de 1899 pertenceu ao concelho e à comarca de Figueiró dos Vinhos, quando o concelho e a comarca de Pedrogão foram extintos.