Hoje, como ao longo destes 46 anos, os Neveiros do Coentral vêm divulgando e prestigiando a sua terra e o concelho de Castanheira de Pera. Podemos estar orgulhosos do seu passado e otimistas quanto ao futuro.
Analisar a nossa história é lembrar grande parte da nossa vida. Através dos Neveiros do Coentral, milhares de pessoas passaram a conhecer a singular atividade da apanha da neve na Serra da Lousã, em séculos passados, e que ali existe uma aldeia chamada Coentral, outrora terra de Neveiros. Muitos são os que, ao conhecerem esta história, ali se deslocam propositadamente, para conhecer os poços da neve e a serra, a aldeia do Coentral e o Núcleo Museológico "A Casa do Neveiro".
A missão que o nosso saudoso Dr. Herlânder Machado nos deixou, continua a ser integralmente seguida. Continuamos a levar, aonde estejamos presentes, as atividades e costumes do Coentral, do concelho de Castanheira de Pera, da Serra da Lousã, continuamos a ser um agrupamento etnográfico cheio de vitalidade e por onde quer que nos passemos somos sempre muito admirados e acarinhados pelo público. É a melhor homenagem que poderíamos prestar ao nosso fundador e aos Neveiros que a morte retirou do nosso convívio mas não da nossa memória.
O futuro parece risonho. Dos membros fundadores dos Neveiros do Coentral a sua grande maioria colabora ainda nas atividades do grupo, dançando, tocando ou responsabilizando-se pelo museu ou pelo trajo. Qualidade, entusiasmo, dedicação e espírito de grupo são qualidades dos componentes, sejam eles mais antigos ou mais novos. Podemos hoje encontrar nos seus membros quatro gerações, onde o vínculo ao grupo vai passando de pais para filhos.
Aqueles que por um motivo ou outro, decidiram suspender a sua colaboração nunca deixaram de ser Neveiros. A porta de regresso está sempre aberta "Quem um dia foi Neveiro... Neveiro ficou para sempre".
Estamos certos que seremos capazes de manter por muitos anos bem viva esta história, singela mas que muito nos envaidece, que se chama Rancho Folclórico Neveiros do Coentral.
Se o Rancho precisa de nós, igualmente nós precisamos do Rancho. Viver o Rancho é sentir o Coentral, o concelho de Castanheira de Pera e os antigos usos e costumes das gentes da Serra da Lousã.
Um grande abraço de amizade para todos aqueles que nos seguem, familiares, amigos, nas atuações ou através do nosso sítio Web, mas um especialmente forte para todos os Neveiros.
... E muitos Parabéns.